top of page

Criadores

O Projeto nasce de um desejo dos artistas, dançarinos Marcos Ferreira e Ruan Wills de contribuir com a oxigenação da produção cultural em dança de Salvador. Percebendo as encruzilhadas que os aproximam, os artistas iniciam o projeto através do processo de criação do espetáculo Dembwa em janeiro de 2023, trazendo suas memórias, experiências de vida e as histórias que traçam a trajetória dos seus familiares e que também se assemelham às histórias da maior parte das pessoas pretas no Brasil.

DEMBWA-98.jpg
DEMBWA-98.jpg
DEMBWA-98.jpg

Marcos Ferreira

Marcos Ferreira, 34 anos, é artista, dançarino, coreógrafo e produtor. Iniciou seus estudos em dança através de Projetos Sociais em Salvador. Formado pela Escola de Dança da FUNCEB em 2013, Atuou como dançarino nas principais Companhias profissionais da cidade, como Experimentando-nus Companhia de  Dança e Balé Jovem de Salvador, além de dançar em Projetos em outros  estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande Sul e Brasília. Atualmente é dançarino e assistente de coreografia na Jorge Silva Cia de Dança, companhia com mais de 30 anos de trajetória, atua como Diretor e coreógrafo do Grupo Jeitus de Dança e Balé Jovem de Cajazeiras, é diretor do Festival de Dança Movimenta Cajazeiras, é cocriador de Dembwa, plataforma de Projetos em Dança e está cursando Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia.

    DEMBWA-102.jpg

    Ruan Wills

    Filho caçula de Robenilton Assis de oliveira e Telma silva de Assis, dois soteropolitanos, que se encontram, vivem e tem 3 filhos no estado do Rio de janeiro, o caçula Ruan Wills, inicia  seus estudos na dança ainda criança com sua irmã mais velha que era diretora e coreógrafa de um grupo de axé music. Ao longo de sua formação passou por escolas técnicas de ballet clássico Dança de Salão, Dança moderna e contemporânea, assim como formação em Assistente de coreografia. Vivenciou diversas experiências, integrando grupos artísticos de dança independentes na cidade de salvador, experiência com teatro, formação em teatro performance negra com o Bando de teatro Olodum e musical infantil, gravação de vídeo clips artísticos, Cia Oficial do Estreado da Bahia e trabalhos independentes como o mais recente “Dembwa” estreado em dezembro de 2023. Hoje o artista continua sua trajetória de formação e especialização em formas de se mover, o mundo! (performances afro diaspóricas).

        DEMBWA-102.jpg
        bottom of page